segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

TVCULTURA

RTP2, Sábado à tarde. Programa desportivo. Campeonato ibérico de ténis para malta com alguma idade. Patrocínio de um seguro de saúde (vá-se lá saber porquê). Começa com um jogo para "cinquentas" - os mais jovens. Torneio entre 4 distintos senhores. 2 portugueses e 2 espanhóis. Os jogos correm bem. É malta experiente, que ainda se mexe bem. Mas os paramédicos estão de sobreaviso, disfarçados de apanha-bolas. Para evitar maiores problemas, alguns dos jogadores são médicos. Dos 17 espectadores nas bancadas, 3 são médicos, os restantes são familiares, amigos e pessoal da RTP. Há mais gente no campo de jogo. Para além dos jogadores, apanha-bolas e juízes, há treinadores, assistentes, massagistas e antigas modelos reformadas que voltam a dar uma perninha. Finalmente, no meio de um jogo chato, acontece algo digno de se ver. Uma distensão muscular. Os apanha-bolas fazem, finalmente, aquilo para que têm vocação. Afinal, as bolas são demasiado rápidas para eles. Os médicos, tal como forcados, saltam para a arena, por cima dos muros. Este momento não chega a passar na televisão, uma vez que o acidentado não tinha o seguro em dia, não tendo sido condignamente assistido. Foi atirado para uma paragem de autocarro próxima e teve de se desenrascar. Perdeu o jogo, claro. O adversário também ficou muito moído, mas tinha o seguro pago. Sempre foram 5 minutos completos de jogo, não é para todos. O jogo seguinte durou 4 minutos. Resultado: um avc e um vencedor com 3 pontos num olho. Tentou jogar a bola com a cabeça.
Passa-se para o jogo seguinte. 4 "sessentas". Mais 2 portugueses e 2 espanhóis. Coisa mais difícil. 2 já precisavam de ajuda para iniciar a jogada. Alguém lançava a bola inicial por eles. Nenhum dos jogos chegou ao fim. Cansaço extremo, pessoal mais cuidadoso, conhecedor dos seus limites. E tinham assistido aos jogos anteriores. Interrompidos.
Para a categoria seguinte, os "setentas", já a coisa foi mais difícil de iniciar. O próprio organizador e a família tiveram de participar para fazer número. Trouxe a esposa e o irmão. Contavam com um espanhol que acabou por falecer no túnel de acesso ao campo, de cansaço. O guarda do pavilhão foi convidado para jogar e acabou por vencer, graças às desistências.
Para os "oitentas" a coisa correu bem. Os jogos eram em pares, para evitar males maiores, e os jogadores tinham voltado recentemente da Cuba de Fidel, onde haviam recebido um tratamento completo, apresentando condições de mobilidade, equilíbrio, visão e força, superiores aos antecessores. Foi o melhor jogo do dia. No final, fumaram uns cubanos e foram curtir a night.
A categoria dos "noventas" não aconteceu este ano. Manoel de Oliveira, que costumava participar, subiu recentemente de categoria, e os restantes 3 habitués faleceram muito recentemente - 2 numa orgia e 1 num acidente de ski -, não se tendo encontrado mais ninguém disponível para este fim-de-semana, que coincidia com a partida para a América do Sul, para a realização do Rally Dakar.
Manoel de Oliveira participou, assim, na categoria "centenários", apesar da vontade de ir ao Dakar, tendo sido vencido, na final, por um desconhecido funcionário público.
Para o ano haverá mais, apesar das dificuldades, se o seguro de saúde ainda quiser assumir as despesas. A RTP voltará a transmitir, num Sábado ou Domingo à tarde, repetindo às 2 ou 3 da manhã. Insónias, quem as não tem.

Sem comentários: